Saber a diferença entre "consumir até..." e "consumir de preferência antes de..." pode fazer uma grande diferença.
Muitas vezes os prazos de validade são analisados de forma superficial, só se considerando a data apresentada sem a interpretar, o que pode resultar em que alimentos perfeitamente bons sejam deitados fora, contribuindo assim para o aumento do desperdício alimentar.
“Consumir até…” significa que após a data indicada não é seguro consumir o alimento e é aplicado a alimentos muito perecíveis como carne, peixe e leite e derivados. Nestes casos, se a data já passou o alimento deve ser deitado fora. Se isto lhe acontece com alguma frequência reveja as quantidades que compra, porque provavelmente está a comprar mais alimentos do que aqueles que consegue consumir em tempo útil.
Mas o caso muda de figura quando a indicação é “consumir de preferência antes de...". Este termo aplica-se a alimentos menos perecíveis e se um alimento estiver fora dessa data isso não quer dizer necessariamente que está impróprio para consumo, apenas que foi ultrapassado o prazo máximo de garantia de que o alimento mantém todas as suas propriedades. Ou seja, passado essa data a decisão de consumir ou não o alimento deve basear-se na observação. Deve-se ter em conta a aparência, o cheiro e sabor do alimento. Se estes indicadores não apresentarem sinais que indiciem que o alimento está estragado, o mesmo pode ser consumido com um nível muito baixo de risco.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.