Não precisa de deixar de embrulhar presentes, só precisa de saber aproveitar o que já tem.
O primeiro passo para ter embrulhos mais ecológicos é abolir o papel de embrulho e parar de comprar laços e decorações para embrulhos, porque ao fazê-lo está a contribuir para o consumo de elementos totalmente supérfluos que, com grande probabilidade, vão acabar rapidamente no balde do lixo.
Em vez que comprar elementos para embrulhos, gastando ainda por cima dinheiro, pode antes optar por:
1. Guardar embrulhos e laços de presentes e encomendas e usá-los nos presentes que vai dar.
2. Aproveitar jornais, revistas, catálogos, panfletos, especialmente os que são mais bonitos. Em festivais e eventos culturais entregam muitas vezes folhetos informativos em papel de boa qualidade e com páginas graficamente apelativas que dão belos papéis de embrulho.
3. Entregar presentes em sacos de papel que tenha guardado. Pode aproveitar o fio ou cordão de encomendas que recebeu e usá-lo para fechar o saco de forma mais rústica.
4. Acumular tote bags está a tornar-se em algo preocupante. Porque não aproveitar alguns tote bags mais bonitos e utilizá-los para entregar presentes? Assim, o próprio embrulho pode ser um presente.
5. Lembre-se que se vai entregar um presente para a pessoa abrir depois, faz sentido estar embrulhado para não revelar o que é, mas se vai entregar um presente para a pessoa abrir no momento o embrulho é perfeitamente dispensável.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.