Siga estas 5 dicas e comece já hoje a combater o desperdício alimentar.
1. Compre alimentos perecíveis em menor quantidade
Quantas vezes já lhe aconteceu comprar demasiados tomates e depois acaba por ter de deitar alguns fora porque não os conseguiu consumir a tempo? Certamente que mais vezes do que o desejável. E quem diz tomates diz alfaces, courgettes, laranjas, maçãs ou bananas. O que é duplamente preocupante: porque está a desperdiçar recursos naturais do planeta (não só os alimentos em si, como toda a água e recursos necessários à sua plantação); mas também o dinheiro que gastou a adquirir esses alimentos. Portanto, compre apenas os alimentos perecíveis estritamente necessários de cada vez que for às compras.
2. Vá às compras com maior frequência
Como consequência do ponto anterior, é recomendável que vá às compras com maior frequência. Ou seja: em vez de juntar tudo em 1 ou 2 idas às compras por mês, em que adquire grandes quantidades, vá mais vezes ao supermercado e compre menores quantidades de cada vez. Assim garante que tem sempre fruta e legumes frescos em casa, sem desperdícios.
3. Faça a lista das compras antes de sair de casa
Já lhe aconteceu estar no supermercado e ficar na dúvida se deve ou não comprar algo porque já não tem a certeza daquilo que tem em casa? Para evitar isso faça a sua lista de compras em casa e confirme bem aquilo que tem no frigorífico e armários.
4. Reduza as quantidades que cozinha
Muitas vezes acabamos por cozinhar uma quantidade maior do que a necessária e não conseguimos comer tudo. É por isso importante ter um maior controlo sobre as porções para que não haja sobras que depois acabam no caixote do lixo.
5. Aproveite as sobras
Se, mesmo tendo cuidado, houver sobras, pode sempre reaproveitá-las para fazer outra refeição, comendo-as tal como estão ou confecionando um novo prato. Se precisa de inspiração pode ir aqui, aqui ou aqui para tirar algumas receitas que lhe permitam utilizar as suas sobras
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.