A lógica é pensar sempre naquilo que tem menor impacto sobre o ambiente e que implique um menor consumo ou um consumo mais responsável. Precisa de exemplos?
1. Plantas
São excelentes presentes porque, para além de serem bonitas, têm efeitos benéficos de purificação do ar. E há plantas para todos os preços, portanto, é uma opção que se ajusta facilmente a diferentes situações: uma mera lembrança ou um presente mais especial.
2. Algo feito por si
Seja uma compota reutilizando um frasco que tem disponível; umas bolachas caseiras colocadas naquela lata bem gira que guardou, mas que não sabe o que fazer com ela; ou até uma almofada feita com restos de tecido, a imaginação é o limite para aquilo que pode fazer para oferecer. São presentes com um significado mais especial, que revelam maior envolvimento da sua parte, e que até mais baratas, podendo ser a forma de reutilizar coisas que tem lá por casa.
3. Um momento
Em vez de estar a comprar mais um objeto que não sabe que utilidade terá, porque não proporcionar antes um momento especial? Oferecer um bilhete para um espetáculo, um passeio ou até uma experiência desportiva. Ou planear um picnic. Há momentos que valem mais do que mil presentes.
4. Vale numa loja ecológica
Há várias lojas ecológicas que disponibilizam produtos ecológicos que podem ser úteis no dia a dia. Portanto, uma boa opção pode ser oferecer um vale que possa ser usado numa dessas lojas. Por exemplo, na Mind the Trash, na Pegada Verde ou na Maria Granel.
5. Um livro sobre ecologia
Uma das melhores formas de contribuir para a mudança de comportamentos é oferecer um livro sobre o assunto, especialmente se for a crianças. E há muito por onde escolher. Se for para adultos: “O Livro do Clima”, “Gaia - Um Novo Olhar sobre a Vida na Terra” ou “A Sexta Extinção”. Se for para crianças: “Plasticus Maritimus”, “A Cidade dos Animais” ou “Obrigado, Mãe Terra”.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.