No #UCIgreen respondemos às suas dúvidas sobre reciclagem e sustentabilidade.

O Natal é um momento de grande consumo, logo o impacto no ambiente é grande. E infelizmente não podemos pedir ao Pai Natal um planeta novo, nem para fazer desaparecer os detritos e a poluição. Portanto, temos mesmo de mudar comportamentos. Mas não se preocupe, temos 5 dicas para que possa celebrar o Natal de forma mais sustentável.

#UCIgreen: 5 dicas para um Natal mais sustentável
Importa não esquecer que a filosofia “está tudo bem, desde que se recicle” não promove a sustentabilidade. A prioridade é reduzir o consumo de recursos e, só em último caso, reciclar.

Mas agora já não se pode celebrar o Natal? Claro que pode. Podemos fazer tudo aquilo a que nos habituámos, mas com pequenas diferenças.

 

1. Reutilize papel para embrulhar as prendas

Fim ao papel de embrulho! Pelo menos ao papel de embrulho de utilização única, porque se reaproveitar o papel de prendas que recebe para no futuro embrulhar uma prenda que vai oferecer, então aí já pode usar papel de embrulho sem medo.

Agora, esqueça aqueles rolos de papel de embrulho que comprava nos supermercados. Não precisa deles. Basta ir guardando papéis que possam servir de embrulho (para além de embrulhos dos presentes que recebe, jornais, revistas, catálogos, programas de festivais, caixas de encomendas, até sacos de papel…) e usá-los. Vai ficar com embrulhos muito mais interessantes e únicos e sem a culpa de estar a causar desperdícios desnecessários.

 

2. Desligue as luzes da árvore de Natal durante a noite

Se a família está toda a dormir e não há ninguém na sala, que sentido faz deixar as luzes da árvore acesas durante toda a noite? E com o preço da eletricidade, fazê-lo é como alimentar um burro com pão de ló. Habitue-se a desligar as luzes antes de ir deitar e poupe o ambiente, poupando também o seu bolso.

 

3. Compre chocolates certificados

Bem sabemos que o chocolate faz parte da quadra, mas é importante ter em conta que há chocolates que são produzidos com cacau de agricultura sustentável e que são uma opção com menor impacto ambiental, porque se garante que a sua produção promove uma utilização sustentável dos recursos. Prefira por isso chocolates que tenham certificados – o selo Rainforest Alliance, por exemplo, ou o certificado UTZ, por exemplo.

 

4. Escolha bacalhau de pesca sustentável

O bacalhau é presença obrigatória na mesa de muitos portugueses, mas há bacalhau e bacalhau. E para escolher o melhor opte por bacalhau com o selo azul do MSC. Quer saber porquê? Veja aqui (https://uci.pt/uci-informa/ultimas-mercado/show/ultimas-do-mercado-1155/).

 

5. Seja realista na quantidade da comida preparada

Costuma dizer-se que é melhor fazer comida a mais do que a menos. Bom, na verdade ambas as situações são péssimas, porque fazer comida a mais significa que parte não vai ser consumida, logo a probabilidade de se estragar e acabar no lixo é muito grande. O desperdício alimentar tem um impacto ambiental brutal (pense no consumo de recursos em todo o processo – produção, transporte, venda, confeção – e percebe rapidamente porquê) e é evitável, basta que reflita um pouco e que ajuste as quantidades.

 

Implemente esta dicas e verá que terá um Natal melhor, livre de culpas ambientais. E até pode ser que o Pai Natal tome nota deste bom comportamento e arranje um presente melhor.

Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.

X
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
E-mail*
Telefone*
Quero ser contactado*
Assunto*
Mensagem
* campos obrigatórios