Pequenos ajustes no nosso quotidiano podem fazer a diferença para que consigamos poupar uma quantidade de água que faça a diferenças nas contas ao final do mês e na fatura ambiental.
1. Recolher a água do aquecimento do banho
Um bom duche tem um efeito revitalizante, mas tem de ser à temperatura certa e, muitas vezes, primeiro que se chegue a essa temperatura, lá foram sendo desperdiçados alguns litros de água. O truque aqui é simples: coloque um balde na banheira e recolha essa água, que pode depois utilizar para deitar na sanita, lavar o chão ou, até mesmo, para regar plantas. Assim, um único consumo converte-se em várias utilizações.
2. Colocar uma garrafa cheia no interior do autoclismo
Parece algo estranho, mas o objetivo aqui é reduzir a capacidade do autoclismo, ou seja, a quantidade de água que acumula. Assim, ao colocar uma garrafa de litro e meio fechada no interior do autoclismo, estará a poupar litro e meio de água em cada descarga que fizer. Até vai ouvir o mealheiro a encher!
3. Instalar reguladores de caudal nas torneiras
Ao abrir a torneira, por vezes é difícil regular a quantidade de água que sai e acaba-se por desperdiçar uma grande quantidade de água sem necessidade. Por isso é importante instalar reguladores de caudal, porque assim a água vai sair com um fluxo mais controlado e garante que só gasta mesmo a água necessária.
4. Aproveitar a água da lavagem de legumes e frutas
Lavar legumes e frutas à torneira é algo muito natural, mas já pensou que a água que está a ir para o ralo está em perfeitas condições para, por exemplo, regar plantas_ Portanto da próxima lave os legumes e fruta num alguidar e dê um destino útil a essa água.
5. Repensar a frequência com que se lava roupa
Lavar roupa é uma das principais formas de consumir água em casa e, por isso, é importante que repense este processo. Veste uma roupa um dia e coloca logo para lavar? Porquê? Confere se a roupa está suja de facto, se tem algum cheiro desagradável? Se não o costuma fazer, esta é uma boa sugestão para começar e experimente colocar a roupa, depois de usada, a arejar na casa de banho. Vai ver que com o vapor do banho a roupa ficará menos amarrotada e também irá reduzir o cheiro a usado.
Assim pode reduzir a frequência com que lava a roupa e, quando o fizer, garanta sempre que está a usar a máquina com a carga completa.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.