No #UCIgreen respondemos às suas dúvidas sobre reciclagem e sustentabilidade.

Quando encomendamos eletrodomésticos ou bens frágeis normalmente há esferovite nas caixas para impedir que os objetos se danifiquem. Mas o que fazer com esse esferovite? Devemos deitá-lo no lixo indiferenciado? Ou há forma de reciclá-lo?

#UCIgreen: Podemos reciclar esferovite?
O esferovite deve ser colocado no ecoponto amarelo.

Apesar de esta resposta poder espantar algumas pessoas, na verdade se se pensar um pouco sobre o assunto, não é assim tão surpreendente. Pois, afinal de contas o que é o esferovite? É um tipo de plástico, o poliestireno. E que é usado sobretudo para quê? Para embalar produtos. Ora embalagens de plástico, como bem sabemos, devem ser colocadas no ecoponto amarelo, portanto o destino do esferovite não podia ser outro.

E se o esferovite estiver sujo, deve ser lavado antes? Por exemplo, o esferovite das embalagens de carne. A resposta é não. O plástico nunca deve ser lavado, porque, como já aqui explicámos, já é devidamente lavado nos centros de reciclagem, portanto, lavá-lo em casa também seria desperdiçar água.

Mas, e se as placas de esferovite forem muito grandes? Bom, nesse caso há 2 opções: parti-las em pedaços mais pequenos que caibam no ecoponto ou, se não for possível, entregá-las num ecocentro.

Importa voltar a recordar que o ecoponto amarelo não se destina a todos os tipos de plástico, apenas a embalagens de plástico. Mas, para além das embalagens de plástico, devem também ser colocadas no ecoponto amarelo todas as embalagens de metal e alumínio.

Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.

X
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
E-mail*
Telefone*
Quero ser contactado*
Assunto*
Mensagem
* campos obrigatórios