A primeira questão é: a roupa ainda pode ser usada?
Se estivermos a falar de roupa que já não quer usar, mas que está em bom estado, há 2 destinos óbvios: doar ou vender. Se quiser doar basta procurar alguma associação de apoio a famílias carenciadas na sua zona e ver qual a melhor forma de fazê-lo. Se quiser vender pode fotografar e colocar nas suas redes sociais, recorrer a um serviço como o RE.para ou contactar uma loja de roupa em 2ª mão.
Atenção: se a roupa só precisar de pequenas reparações, não desista dela. Pense em toda a poluição e recursos necessários para criar uma peça de roupa e se houver forma de salvá-la para que a possa usar ou vender/doar faça-o. No caso do RE.para esse é um dos trabalhos feitos.
Se a roupa não estiver em bom estado, então há também 2 opções. A 1ª é aproveitar o tecido para outra finalidade. Sejam panos da casa, sacos para pão, adereços ou outras peças de roupa, muito pode ser feito com um pouco de tecido. E a 2ª é reciclar, e nesse caso pode, por exemplo, entregar a sua roupa numa loja Zara ou H&M.
Mas acima de tudo o importante a reter é: evite comprar e desfazer-se de roupa a um ritmo acelerado. Cuide melhor da sua roupa, evitando lavagens tão frequentes, recorra a costureiras e lembre-se que nada contribuirá tanto para estar na moda como ser sustentável e ter roupa diferente de todas as outras pessoas. Compre só quando precisa e só se desfaça da roupa que já não consegue mesmo reutilizar e estará a dar uma grande ajuda ao ambiente.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.